O jardineiro, Montrazio

Apresento em vários posts, uma série de reportagens sobre os trabalhadores que cuidam do campus da Unimep Taquaral. Gostei do resultado das fotos e dos textos, que foram da Camila Gusmão e Leonardo Ribeiro. Começo com o jardineiro, Joaquim Montrazio que em 2009 já tinha 31 anos de Unimep.

Confira:


Lapidador de natureza
(por: Camila Gusmão)

Ao entrar na principal via de acesso do campus Taquaral nos deparamos com pingos de ouro – todos bem aparados –,    lírios amarelos, pau de ferro e paineiras. Uma espécie de um oásis, só que cercado pela rodovia do Açúcar. No entanto, às vezes, nos esquecemos de quem “lapida” e prepara essa paisagem, que agrada os olhos da comunidade e dos visitantes, são os jardineiros.

Joaquim Antonio Marcos Montrazio, 48 anos e 32 deles de profissão, é o jardineiro com mais com mais tempo de trabalho na Unimep. Ele entrou na instituição em 1978 quando a única paisagem era terra e mato. Foi um dos funcionários da jardinagem que ajudou a plantar a árvore mais velha da Unimep: uma paineira, localizada na Fazendinha. Montrazio também plantou as árvores mais novas do campus Taquaral: os ipês e os paus Brasil.

Montrazio planta, poda, molha e limpa as áreas verdes da Unimep, cerca de 58 alqueires no Taquaral e 4, em Santa Bárbara d’Oeste. Entre os casos curiosos que envolvem a profissão, conta que estava roçando próximo ao bloco 4 e quando se distraiu com o um grupo de alunos que passava pela passarela.  “A roda direita do trator bateu em um ipê amarelo e perdi o controle e a máquina começou a rodar em círculos. Hoje é engraçado lembrar, mas na época, o susto foi tão grande que fico com o olhar fixo quando tenho que realizar trabalhos com as árvores”, afirma.  Embaixo de um ipê rosa, pergunto a ele se mudaria de profissão, caso pudesse, e a resposta foi negativa. “Gosto de trabalhar com a natureza”, destaca.

Joaquim Montrazio, jardineiro. ©2009. Fábio Mendes.

Joaquim Montrazio, jardineiro. ©2009. Fábio Mendes.

Joaquim Montrazio, jardineiro. ©2009. Fábio Mendes.

Joaquim Montrazio, jardineiro. ©2009. Fábio Mendes.

Joaquim Montrazio, jardineiro. ©2009. Fábio Mendes.

Joaquim Montrazio, jardineiro. ©2009. Fábio Mendes.

Anúncios
Etiquetado , , ,

8 pensamentos sobre “O jardineiro, Montrazio

  1. Anônimo disse:

    Oi Fabio,
    Maravilhosa ideia. Acho que e sempre importante perceber, e dar nome, aos que numa infraestrutura deixam as coisas mais interessantes ao olhar. Mil abracos a voce Camila, Leonardo que levam a gente a sentir de perto isto. Me deu uma vontade grande de encontraro Joaquim.

    Abracos,

    Derli

    • Fábio Mendes disse:

      A ideia de mostrar esse trabalhadores “invisíveis”, partiu da equipe de comunicação da Unimep. E nós três executamos. Você conhece bem o campus Taquaral, como é grande… Esses homens têm muito trabalho e realizam sua tarefas com muito carinho.

      Um grande abraço e inté!

  2. Anônimo disse:

    Muito bacana mostrar quem realmente trabalha… hehe

  3. Fabiano disse:

    Bom demais! A idéia de dar nome e rosto para aqueles que estão em menor evidência mas são parte integrante do projeto da Unimep é fantástica. Afinal, no dia a dia, são esses personagens que estão em contato mais próximo com os alunos e suas demandas. E, por isso, são tão importantes para o processo como qualquer professor, diretor, reitor ou gerente. Parabéns mais uma vez.

  4. Anônimo disse:

    SÃO OS JARDINS, QUANDO FLORIDOS, QUE MOSTRAM O TRABALHO DESSAS PESSOAS. E SÓ SÃO VALORIZADAS QUANDO A BELEZA E O PERFUME DAS FLORES NOS TRAZEM BÔAS LEMBRANÇAS.
    FALÔ FABIÃO.
    É PRECISO CONTINUAR ESSA HOMENAGEM.
    PARABÉNS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s